Empresas se adequam às novas tendências do marketing digital
As mídias digitais, a tecnologia e os dispositivos eletrônicos afetam diretamente a dinâmica no marketing digital. O consumidor está hoje no centro das estratégias de marketing e isso oferece cada vez mais experiências personalizadas. Confira importantes estratégias que são cada vez mais adotadas no marketing digital:
– Marketing de influência: influenciadores digitais são pessoas que geram engajamento por meio de suas redes sociais e devido a um conjunto de fatores sociais, culturais e de motivação pessoal, eles são capazes de direcionar uma decisão de compra e promover uma maior aproximação entre uma marca e o seu público-alvo. A partir de uma pesquisa de 2015, o Governo Brasileiro constatou que os brasileiros passam mais tempo na internet do que em qualquer outra plataforma midiática. Ou seja, este público está a maior parte do tempo exposto aos influenciadores. Utilizar essa estratégia mexe com dois campos muito importantes para o sucesso do marketing, o primeiro por conta do espaço, já que a população permanece muito tempo conectada, e depois, porque pessoas acreditam em pessoas, os influenciadores têm gerado muito engajamento e levado ao conhecimento do público diversas marcas.
– Content Marketing: o content marketing é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para os clientes, esse é um método de marketing que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo. O consumidor gosta e precisa se sentir acolhido, é necessário pensar e criar materiais personalizados para atrair e engajar determinado público-alvo. A tendência é que profissionais de marketing digital se aprofundem nos conteúdos, é preciso que exista a colaboração com creators, influenciadores, especialistas em conteúdo e veículos de mídia para que exista uma entrega com mais qualidade.
– Chatbot: é um programa de computador que simula um ser humano na conversação com as pessoas.. As empresas precisam usar a tecnologia e a inteligência artificial para promoverem um relacionamento rápido e personalizado com os clientes, os profissionais de branding precisam estar prontos para definir não só como as empresas se apresentam visualmente para o público, mas também como elas se comportam nas interações com ele. O primeiro passo para desenvolver um bot de marca eficiente é criar uma persona, ou seja, imaginar sua marca como se fosse uma pessoa e definir seu comportamento diante das mais variadas situações.
– Big data: é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de extensa variedade. O objetivo é captar dados sobre determinado público e transformá-los em informações relevantes e por meio disto, propor ações direcionadas, como criar mensagens personalizadas, identificar comportamentos futuros, testar campanhas antes de colocá-las no ar, entre outras coisas.