API do WhatsApp Business: o que é e como funciona
O WhatsApp Business, lançado no Brasil no ano passado, possui diversas ferramentas que facilitam a comunicação direta entre usuários e empresas. Uma delas é a API, abreviação em inglês de Application Program Interface, que em português significa “Interfaces de Programas Aplicativos”. Ou seja, APIs são protocolos da internet que fazem com que diferentes ferramentas alocadas na nuvem “conversem” entre si.
Logo, é possível integrá-las para que trabalhem juntas para você, maximizando o potencial de cada uma e entregando resultados que não poderiam ser alcançados se essas ferramentas trabalhassem de modo isolado.
a API do WhatsApp Business possibilita a automatização de mensagens para otimizar o seu tempo e, consequentemente, os lucros do seu negócio ao responder Leads e clientes. Contudo, seu principal objetivo é a fazer as empresas conquistarem uma comunicação de qualidade com seus consumidores – estreitando relacionamentos e, assim, ganhando mais confiança!
O início das conversas, porém, é sempre de iniciativa do usuário. Logo, não é possível o envio de mensagens promocionais ou anúncios diretamente pelo WhatsApp. O Facebook, por sua vez, reforça que o usuário poderá bloquear uma empresa que esteja sendo inconveniente apenas com um clique.
Além disso, após o contato inicial, a empresa tem 24 horas para responder gratuitamente. O tempo volta a contar após cada réplica do cliente, sempre com 24 horas. Depois disso, cada mensagem terá um custo, que varia de país para país. As mensagens automatizadas também serão pagas pela empresa.
A API oferece soluções no mínimo interessantes para médias e grandes empresas que precisam automatizar o envio de algumas mensagens aos seus clientes, Como, por exemplo: notificações de entrega de produtos, envio de ingressos para eventos, confirmações de agendamento de horários, etc.
As APIs também são usadas para o desenvolvimento de aplicativos por mais de 70% das empresas no Brasil e no mundo.